terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Inspiração :)

Há dias que ando com esta palavra na cabeça: Inspiração!

Penso que é um pouco natural que quando chegamos ao fim de um ciclo olhemos para trás e tentemos perceber o que foi acontecendo... como foi passando o tempo, como evoluíram as coisas, com quem fomos estando, o que fomos fazendo, o que poderíamos ter feito e que ainda não foi desta... e uma série de outras coisas.

Ao mesmo tempo é engraçado perceber como há ciclos que se sobrepõem e que, mesmo não terminando agora, ajudam a olhar para trás e a perceber o quão importantes foram na realização de muitas outras coisas para os quais não estavam "destinados" à partida. Julgo ser fruto óbvio de que tudo o que fazemos está interligado e influencia o que sentimos, o que pensamos, com quem estamos e, acima de tudo, quem somos!

Há uma frase de Eduardo Galeano que "conheci" durante a faculdade e que nunca mais esqueci, tal a importância que lhe conoto. "Somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos." E, para mim, isto é tão verdade! É a nossa atitude de melhorar, de crescer, de querer ser alguém diferente que nos faz ser quem somos.

As (auto-) avaliações são uma ferramenta fundamental a isso, claro, mas estas podem ser, por vezes, muito duras. É por isso que quando acontecem devem ser precedidas e sucedidas de alguma coisa com sentido... um amigo que nos sugere tempo de reflexão, um novo projecto que vamos agarrar ou uma necessidade de mudança iminente em nós. Quando reflectimos e fazemos retrospectivas é importante percebemos para onde estamos olhar e o que podemos retirar dali para o futuro! :)

Este foi um ano de decisões, algumas mais difíceis que outras, umas mais óbvias que outras, mas decisões! Para mim, decidir, é sempre difícil! Faço-o de consciência, de coração, mas faço-o! É importante sabermos que as decisões são sempre importantes e requerem a nossa atenção e dedicação... e quando são muitos difíceis é porque as opções que nos são apresentadas são, eventualmente, adequadas... mas é aí que nos vamos definindo! Quando decidimos com o coração sabemos quem somos e o nosso ser respira de alívio. Decidir contra a própria consciência é das torturas mais terríveis e que ninguém merece ter...

Tenho um olhar positivo e sorridente sobre a vida :)
Sempre fui assim... não sei bem porquê, mas sempre aprendi que ver o lado bom das coisas nos leva mais longe. É uma espécie de ciclo "vicioso" também: coisas boas atraem coisas boas, coisas más atraem coisas más. E é por isso também que sei que por mais dura que seja a tempestade, se formos persistentes e agirmos em conformidade com aquilo que sentimos e pensamos, a bonança chegará sempre.

Percebi que, nas decisões que tive que tomar durante este ciclo que está a terminar, acabei por procurar pessoas e coisas que me inspiram. Sinto-me cheia quando estou com estas pessoas, quando partilho coisas com elas, quando ouço o que têm a dizer, quando me inspiram... o mesmo com a música e as fotografias que me tocam bem cá dentro e que me relembram o que é importante para mim e qual o caminho que escolho percorrer. São pequenas coisas da nossa vida que simbolicamente ganham uma importância tremenda! São pessoas grandes e lindas que conhecemos e que nos fazem querer ser assim: exemplos! São sorrisos, olhares, lágrimas, abraços e beijos. São tantas tantas coisas... e tudo junto faz com que a vida tenha sentido!

O que desejo para 2014 e para os novos ciclos que agora iniciam é Inspiração! Muita Inspiração! :) Ajuda a seguir o caminho, a criar coisas novas, a ser diferente e a ir mais além! Desejo a todos o que desejo para mim mesma: muita FELICIDADE e e um ano inteiro a sorrir e a chegar mais longe! :)

(retirada do facebook de um dos meus amigos :P)

Amanhã é o primeiro dia do ciclo de 2014, mas é também o dia a meio de outro ciclo já a decorrer, o dia a 3/4 do fim de outro ou outro dia de outro ciclo. O que importa é termos consciência de que a nossa vida é realmente importante e que temos que ser nós a dar sentido aos nossos ciclos, sempre! :)

E é por isso que a palavra INSPIRAÇÃO não me tem saído da cabeça... percebi que é "ela" que me tem ajudado a tomar as decisões mais difíceis! Obrigada! :)

Beijinhos e abracinhos da Catarinazinha,
Gaivota em Construção!

PS - há saudades boas que inspiram também, mas espero poder rever muitas das pessoas que são tão importantes para mim e das quais tenho tantas saudades!!

1 comentário:

  1. Quase um mês depois e acho que 2014 já descortinou um bocado do que vai ser. Novos ciclos, de certeza, e muita inspiração que vai ser precisa para os enfrentar! :)
    Ainda bem que há amigos com quem podemos contar para nos INSPIRAREM! :)

    ResponderEliminar