quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

E já passou um mês!

Olá a todos!! Como estão?

Já não escrevo há tanto tempo... mas tenho bons motivos para isso, não fiquem chateados comigo ;)

O tempo não tem sido fácil de gerir com tanta coisa a acontecer.
Depois da formação que eu e os novos LTS tivemos, começou a formação dos novos Short Term Staff (STS) que chegaram no dia 10 de Dezembro.

Entretanto, tive também a espectacular visita da Equipa Internacional, que me proporcionou momentos muito bons, reuniões muito intensas, e me trouxe a minha segunda mala (pois :P) e o meu Clarinete - sim, o meu Clarinete! :) Não ia conseguir ficar tanto tempo sem tocar... e sabem o que é mais fixe do que isso? O Johan (SE) toca trompete, e trouxe a trompete dele. Hoje fizemos o nosso primeiro "ensaio" em conjunto - ah, ah! Foi giro!!

Depois da formação geral aos novos STS, começou a formação de Programme... onde damos formação sobre as actividades de Inverno, muito procuradas pelos Escuteiros (e não Escuteiros) que vêm cá! Ski, Snowboard, Snowshoeing, Sledding... muita coisa em pouco tempo! Eu, a Melanie (UK), o Matt (UK) e o Jon (UK) não temos parado - somos a Programme Team - e andamos KO.

Felizmente, hoje começou a primeira semana (oficial) de Inverno - Winter Week 1 :)
Agora já não há muita formação a acontecer... as actividades já estão a ser guiadas com os nossos novos STS, e tudo há-de correr sobre rodas, oh yeah!! :)

Então vamos lá a pormenores... sim, até porque entretanto passou o Natal e há muitas coisinhas para contar :)

Num dos meus primeiros dias Off, fui até ao Oeschinensee com a malta que começou a trabalhar ao mesmo tempo que eu (Johan (SE), Melanie (UK), Sean (US) e Jeanette (SE)) e com o Sam (UK). Foi um "voltar" ao Hike depois de 2 meses sem estar nos Alpes :)



No dia 5 de Dezembro, eu e os meus colegas de casa mudámo-nos para a nossa nova casa: Kanderlodge Staff Accomodation :)
Eu, o Pol (LU), Jeanette (SE), Sean (US) e a Melanie (UK) começámos a viver como uma pequena família aqui em Kandersteg - muito bom! Infelizmente, a Melanie só pôde ficar 3 semanas nesta casa, porque estava à espera que a casa a que ela estava destinada ficasse disponível... e ficou mesmo! Mudou-se no dia 26 de Dezembro, e ficámos todos muito tristes aqui em casa :/ mas pronto, continuamos todos pertinho, e isso é que importa! :)

Nesse mesmo dia, tivemos os primeiros flocos de neve: finalmente! Estava toda a gente à espera há demasiado tempo que isso acontecesse... e finalmente aconteceu :) Claro que demorou algum tempo até que tudo ficasse coberto de neve e até que os Resorts de Ski começassem a abrir... mas não se preocupem porque está tudo operacional e a funcionar muito bem! A neve está brutal, hihi!





No dia 10 de Dezembro, quando a Equipa Internacional ainda estava por cá, foi o meu primeiro dia em Skis! Que desastre!! Foi o dia dos LTS de Programme irmos "experimentar" a neve... e claramente percebi que não iria ser muito fácil para mim aprender a esquiar :P
Caí mesmo muitas vezes, e não senti grandes progressos no final do dia... mas não se preocupem que isso já está ultrapassado!!




Neste mesmo dia recebemos os novos STS, e a formação deles começou!

Sean (US)

No dia 14 fui visitar a Susana, o Luís e a Inês :) São uns amigos meus de Portugal que vivem cá na Suíça!
Foi bom comer comidinha portuguesa e falar a minha língua assim em tempo real!


Como o Natal estava a chegar, tivemos uma Staff Night Out em Thun, onde tivemos a oportunidade de ir a uma Feira de Natal, e comprar os nossos presentes para o nosso Secret Santa do Natal :)
Cada um de nós foi Secret Santa de uma pessoa diferente, e fomos responsáveis por ter um presente para essa pessoa no Natal, mantendo tudo em segredo, hihi!
Eu e os meus colegas do Kanderlodge decidimos fazer um Secret Santa também aqui, então tivemos ainda mais presentes, oh yeah!

Ainda como parte da formação, fizemos Curling numa das noites! Foi muito fixe, principalmente porque nos acabamos sempre por divertir muito com a forma como o jogo funciona...
Entretanto também chegou a Laura (IE). Veio 2 semanas como Helper - foi STS comigo, no Verão, e foi óptimo tê-la por cá :)




No dia 20 de Dezembro tivemos a festa de despedida da Jenneke (NL). Ela era a House Manager, e foi subsituída pelo Johan (SE). Foi embora para a sua casinha no dia 22 de Dezembro.
Nos últimos dias em que ela esteve cá a Hetty (NL), que foi STS comigo veio visitar-nos e foi muito bom :)


Melanie (UK), eu, Laura (IE) e Hetty (NL).

O Matt (UK) foi passar o Natal a casa e então decidimos fazer-lhe um jantar especial - a equipa de Programme.
A Melanie cozinhou uma massa muito boa, e eu fiz Arroz Doce! Oh yeah, pela primeira vez na minha vida! Correu mesmo bem, estava óptimo :) mesmo sem arroz carolino (lol, só havia agulha)!




No dia 23 de Dezembro terminei de embrulhar todos os presentinhos que preparei para dar à malta daqui! Ficaram bem giros, ah pois é!


No dia 24 de Dezembro, eu e o Jon (UK) fomos com alguns dos STS fazer o seu assessment para uma das nossas actividades, e depois disso foi tempo de preparar o Natal no Centro, porque tivemos outras pessoas connosco!


E na véspera de Natal, tivemos um jantar muito bom e suíço, aparentemente :P
Depois disso, o Pai Natal apareceu surpreendentemente na Staff Room, quando ninguém estava à espera, lol! E começou a distribuir os nossos presentes!
Eu tive direito a uma garrafa de vinho tinto - aparenta ser bom! - e uma caixa de chocolates e biscoitos suíços, com um bilhete muito bonito!



Chegou o dia de Natal: 25 de Dezembro! :)
Logo pela manhã, eu e os meus colegas de casa tivemos mais prendinhas para abrir, porque tínhamos os nossos Secret Santa cá de casa.
Para além disso, comemos panquecas que a Jeannette (SE) cozinhou! Que boas que estavam...



Jeannette (SE)

Todos trabalhámos neste dia - teve que ser para não haver injustiças!!
E à hora de almoço falei com a minha família no Skype, enquanto eles estavam a ter o almoço de Natal lá em casa. Soube bem... quase que parecia que estava ali à mesa com eles :)

Tivemos mais um jantar especial neste dia.
Começou com gluhwein na rua, numa espécie de recepção especial :) Gluhwein é vinho tinto, quente, com algumas especiarias misturadas - é muito bom, principalmente com o frio que estava!
Depois tivemos perú para o jantar! Estava óptimo!
Tivemos ainda a visita dos Monstros! Oh yeah! Há aqui uma tradição nesta zona da Suíça, em que os jovens se vestem com fatos de monstros, para afugentar os maus espíritos, e percorrem a vila toda durante o dia de Natal, a assustar as pessoas. É engraçado! Eles vieram mesmo a meio do nosso jantar e foi mesmo muito fixe! Diz a tradição também que eles voltam no ano novo para trazerem os espíritos bons! Venham eles ;)


Jeannette (SE) e Jack (UK)

Jay (US)


Entretanto chegou o última dia de formação de actividades para os STS: 27 de Dezembro! Oh yeah!
Eu e o Jon (UK) fomos até ao Gemmi com 4 STS, fazer o Gemmi Hike'n'Sled. É uma actividade espectacular! É muito puxada mas muito fixe mesmo! :)
A Melanie (UK) e o Jens (IE) foram até Lauchernalp com 2 Skiers e 1 Snowboarder fazer a formação final naquela área!






Hoje, precisamente 1 mês depois de ter chegado aqui, estive off!
O Pol (LU) lá me convenceu a ir esquiar (sim estava com algumas reticências) e foi a melhor coisa que fiz! Estou mesmo a ficar melhor, e já não tenho medo da velocidade - era algo que me atormentava ao início :P.
Sinto o meu corpo super cansado, mas estou muito satisfeita por ter ido!



Ah, uma coisa que me esqueci de contar! No dia de Natal abri também presentes que tinha recebido por correio... recebi postais muito lindos (obrigada a todos) um livro da minha mana :) e um casaco dos meus amigos da Deloitte! Coisa mais engraçada é: o casaco que os meus amigos me enviaram é exactamente igual ao que eu tenho para esquiar :P Brutal, não é? Eles conhecem-me mesmo bem, hihi! Já está no seu caminho de volta a Portugal, para uma troca, hihi! Obrigada a todos :)

Sentir?

Estou muito satisfeita por estar aqui! Têm sido dias muito intensos e puxados, mas têm sabido bem! Estou a adorar o que estou a fazer, e sei que com o tempo vou gostar ainda mais!

Tenho muitas saudades de casa, sem dúvida... principalmente porque esta época Natalícia pede a família, não é? Mas continuo certa de que esta foi uma decisão acertada, e que tinha que ser :)
Vendo as coisas pelo lado positivo, este foi o meu primeiro Natal branquinho - e bem branquinho!
Ao mesmo tempo, como estamos todos aqui na mesma situação, acabamos por não sentir tanta pena, pois partilhamos o Natal à "nossa" maneira, com esta grande família aqui!

Uma das coisas que gostei muito foi de ir a uma missa no dia 24 de Dezembro. Depois das prendas, fomos à missa. Tudo em alemão, não percebi nada... consegui cantar algumas músicas, inventando um bocado alemão, apenas isso. Mas o facto de estarmos ali reunidos com as famílias da vila, sendo nós também uma "família da vila" acabou por me trazer tranquilidade... e gostei!

Confesso que nunca tinha pensado antes que seria sequer possível ter um Natal sem ser com a minha família... e confesso que não sei se quero repetir isso! Mas confesso também que me sinto bem e muito satisfeita por ter sido assim! O Natal é uma época que aprecio... esteja onde estiver! :)

Saudades e abracinhos apertados,
Catarinazinha Gaivota.

1 comentário:

  1. Boa sorte aí com tudo Catarina... É sempre uma alegria ler as tuas notícias.
    Umas boas entradas em 2012.
    Beijinhos

    ResponderEliminar